Semana do Livro de Pernambuco em sua primeira edição

jose_castello_1_guilherme_pupo

É urgente (re) escrever o presente. É fundamental tratar a palavra como ação e mecanismo  de mudança, ativação social. De 30 de novembro e 4 de dezembro a Semana do Livro de Pernambuco — Narrativas Possíveis do Presente ocupa o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) com debates, oficinas e mesas redondas, voltados para o público adulto e infantil. As pautas, enfrentamentos e dúvidas que marcaram o ano serão colocados em discussão por escritores, críticos literários, editores, livreiros e jornalistas. A Semana do Livro tem como realizadores a Cia de Eventos e Ideação; curadoria de Schneider Carpeggiani e apoio cultural do Ministério da Cultura (MinC).

Confira os convidados confirmados, até o momento, na primeira edição do evento literário:

*José Castello, escritor, jornalista e crítico literário. Com exclusividade para a Semana, Castello preparou uma masterclass sobre O Processo, de Franz Kafka e  a sua relação com o nosso cenário político-social-literário contemporâneo.

*Elvira Vigna, escritora. Em conversa com as organizadoras do Leia Mulheres Recife, a autora carioca lança, na capital pernambucana, o seu último romance, Como se estivéssemos em um palimpsesto de putas.  A narrativa, construída entre hipóteses e rascunhos, relata os frequentes encontros de João com putas. O personagem conta os detalhes de suas histórias à narradora, uma designer à procura de trabalho.

*Sidney Rocha, escritor. O cearense, radicado em Pernambuco, conversa com o nosso curador, Schneider Carpeggiani, sobre o seu novo livro de contos intitulado Guerra de ninguém.

*Lourival Holanda, professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Daniel Louzada, livreiro e proprietário da Livraria da Vinci. Qual o papel das livrarias hoje? Espaços humanísticos, de troca direta entre leitores, livreiros, escritores? Como, de fato, aproximar esse diálogo e os outros nichos do mercado editoral? Tais questionamentos serão postos em debate, durante uma conversa entre os convidados e o nosso curador, Schneider Carpeggiani.

*Maria Eduarda Rocha, professora do Departamento de Ciências Sociais da UFPE; Yvana Fechine, professora do Departamento de Comunicação Social da UFPE; Chico Ludermir, jornalista e mestrando em Sociologia; Dandara Luísa Alves, integrante do laboratório de Estudos em Sexualidade Humana. A pauta em questão será o espaço da universidade pública como campo de disputa política.

*Monica Figueiredo, editora. Responsável, no Brasil, por todos os livros da série Harry Potter, Monica Figueiredo debate, na Semana do Livro, o processo de divulgação de um best-seller e a forma como se instaura um produto editoral, suas estratégias de criação e disseminação.

*Eliane Brum, jornalista. A colunista do El País Brasil conversa com o nosso curador, Schneider Carpeggiani, sobre como as práticas jornalísticas podem ser pensadas e repensadas no contexto contemporâneo.

3 Responses to Semana do Livro de Pernambuco em sua primeira edição

  1. Leandro pedro disse:

    Olá gostaria de encaminhar propostas de contação de Histórias e oficinas, pra onde devo encaminhar?

  2. Leandro pedro disse:

    Olá, gostaria de saber como enviar propostas de contação de Histórias e oficinas literárias.
    Aguardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *